segunda-feira, 30 de abril de 2012
História da Brasileira Linhas Aéreas
Tudo se inicia em 12 de Setembro de 2010,quando Guilherme Neves,após alguns meses de pesquisa e viagens ao Arizona,comprou do cemitério de aviões 18 Embraer 120,que iriam fazer vôos entre São Paulo(Guarulhos),Belo Horizonte(Pampulha e Confins), Goiânia,Brasília,Curitiba,Joinville,Campo Grande,Montes Claros,Patos de Minas,São João del Rei,Uberaba,Uberlândia,Ribeirão Preto,Campinas,Araxá e Diamantina.Para cada destino,eram 10 vôos diários:2 pela manhã,5 pela tarde,e 3 pela noite.Começou mal:No primeiro mês,a ocupação foi de apenas 35%,e os aviões ficaram no chão:O Motivo era o preço alto das passagens e a grande quantidade de vôos para cada destino.Então,foi um prato cheio para a Trip Linhas Aéreas avançar sobre a novata Brasileira:fazia promoções toda hora,visando prejudicar a Brasileira.No segundo mês,a ocupação foi para baixo:20%,e já dava prejuízo:Foram transportados apenas 500 passageiros nos primeiros 2 meses de operação:A Coisa piorava em Brasília,Campinas,e São Paulo,com a chegada da Brasileira,foi preciso agir:O preço das passagens caiu 20% em todas as companias,apenas para a Brasileira não ganhar mercado:A Brasileira não iria fechar:Reduziu o preço do trecho CNF/GRU de R$259,90 para R$59,90,e o GRU/CNF mudou de R$200,00 para R$79,90,e então,a ocupação subiu para 70%. nesse trecho:A empresa decidiu cortar em 70% o preço das passagens em todos os seus destinos.Foi aí o triunfo da empresa:Seus Embraer 120 saíam lotados para São Paulo,Campinas,Brasília,Curitiba,Joinville,e Campo Grande.A Ocupação dos vôos chegava a ser de 89,9% no trecho CNF/GRU,o recorde registrado era de 98,0%.Isso era incrível,e estava superando outras empresas como GOL e WEBJET em ocupação,a novaata Brasileira estava sendo uma pedra no sapato das outras empresas.Mas porque voar com Embraer 120,sendo que poderiam pegar algo maior?A Brasileira Linhas Aéreas arrendou da Pantanal Linhas Aéreas um ATR-42-300,exclusivamente para a rota Confins/Guarulhos/Confins.Foi apenas por 3 semanas,e acabou.Em 2011,a empresa já sentia a nessecidade de um avião maior para faz vôos.Viu os 737-200/300 da Vasp abandonados por todos país,e num passe de mestre,comprou todas as sucatas,entre eles,os 767-300 da TransBrasil,que estavam em Brasília.Com 50 milhões de reais,colocou reforços estruturais,pedi tudo oque é peça do Arizona,apenas para voltar a voar os clássicos dos céus do Brasil.E deu certo:Converteu os Airbus A300 para A300F,criou a Brasileira Cargo,e o tamanho da empresa triplicou:Tinha até vôos pra Miami.Mas a festa das ex-sucatas durou pouco:Em Abril de 2012,a ANAC pediu que TODOS os aviões reformados da VASP ficassem no chão,pois a fuselagem já não aguentava mais reforços estrutuais.Com isso,fez Code-Share com a American Airlines e com a TAM para operar vôos,até que,recebesse os A330,A320NEO,e Embraer 195 encomendados:No final do mês de Abril,recebeu o primeiro A320Neo:O PP-AIR,e fez uma Nova Regional Linhas Aéreas:Encomendou 5 737-800 para transformar a pequena mineira em uma Low-Cost Nacional.
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